Colleges e Universidades no Canadá: Tudo que você precisa saber

Estudar em outro país é excelente para quem deseja crescer não só academicamente, mas também dar um “up” no currículo profissional. Isso sem falar nas incríveis experiências de imersão cultural e aperfeiçoamento de um segundo ou, até mesmo, um terceiro idioma.

Porém, quando falamos em ensino superior no exterior é bom lembrarmos que existem diferenças e particularidades se compararmos ao ensino do Brasil. Sem esquecer que países diferentes podem ter exigências diferentes para seus estudantes.

Por isso, a Connect preparou para você um guia rápido sobre ensino superior no Canadá!

Confira nesse post as vantagens do ensino canadense, a diferença entre Colleges e Universidades e várias outras dicas para planejar os seus estudos!

O ensino superior canadense

O ensino superior canadense tem similaridades com o ensino superior dos EUA e da Inglaterra.

Dentro desse cenário é preciso saber que cada província canadense tem autonomia para ser responsável pelo sistema de ensino. Em outras palavras, isso significa que cada província estabelecerá seus próprios padrões e regulamentará a sua qualidade de ensino.

Também é importante lembrar que o calendário letivo é bem diferente do Brasil. Lá, o ano se divide em trimestres sendo:

  • Inverno (de janeiro até abril);
  • Primavera (de abril a julho);
  • Outono (de setembro a dezembro).

Geralmente, as instituições oferecem ao aluno o Summer Break, uma pausa dos estudos entre julho e setembro.

Além disso, a interação com os docentes também tem suas diferenças. Os professores canadenses costumam oferecer horários para o auxílio individual de seus alunos, ajudando-os a entender tarefas, etc. Outro detalhe incrível é que os professores são bastante acessíveis e incentivam que seus alunos sejam participativos e proativos em seus questionamentos.

Sim, as instituições canadenses também avaliam seus alunos através de provas, mas se prepare, os trabalhos semanais valem tanto ou mais do que as provas, e deve ser entregue semanalmente. Se prepare também para apresentação de trabalhos em classe. A ideia é provar o seu conhecimento, estimular a oratória em público e em inglês.

Colleges Canadenses

Os Colleges são instituições de ensino mais voltadas a empregabilidade. Neles, são oferecidos diversos treinamentos de nível prático e técnico, de modo a inserir seus estudantes no mercado de trabalho com rapidez e eficiência.

A maioria dos Colleges canadenses possuem parcerias com suas províncias e, dessa forma, oferecem cursos dentro da demanda necessária na região, ajudando a fomentar a indústria e entregar mão de obra qualificada.

Além disso, os Colleges tendem a ter turmas menos numerosas, com o oferecimento de experiências práticas e maior proximidade com seus tutores, que geralmente fazem parte do mercado de trabalho canadense.

Nesse tipo de instituição, você poderá encontrar cursos certificados com duração a partir de 6 meses, além da oportunidade de conquistar certificados e diplomas.

Universidades Canadenses

Enquanto isso, as Universidades canadenses possuem um viés mais acadêmico, com cursos de bacharelado, mestrado e doutorado. Embora algumas delas ofereçam programas certificados de formação profissional.

Lembre-se que as Universidades canadenses não são a melhor opção para quem quer imediatamente ser inserido no mercado de trabalho, porém, são excelentes para uma primeira graduação, pós-graduações, trabalho na área acadêmica e aprofundamento de uma área específica

Por fim, as Universidades, apesar de estarem submetidas a legislação provincial, possuem autonomia própria, sendo a autoridade principal sobre seus programas, docentes e suas admissões. Por isso, ao pesquisar, vale a pena estudar a viabilidade de cada instituição com bastante atenção.

Outras dicas importantes

Uma forma bastante popular de ajudar no custeamento da vida estudantil canadense é a possibilidade de trabalho enquanto se realiza os estudos.

Estudantes podem trabalhar regularmente:

  • Por até 20 horas semanais durante os estudos;
  • Por 40 horas semanais durante seu período de férias ou durante os intervalos entre os trimestres de aula.

Lembre-se que esse trabalho não precisa (ainda que possa) ser dentro do campus e nem em sua área de estudo.

Alguns cursos oferecem, ainda, o sistema de Co-Op (Co-operative Education), dando ao estudante a oportunidade de estudar e trabalhar durante o programa de estudos, e aplicar na prática o que ele aprendeu nas aulas.

Conte com a nossa ajuda para realizar o seu sonho de estudar, trabalhar e viver no Canadá! A nossa Consultoria Educacional é 100% gratuita! Possuímos agências no Brasil e suporte no Canadá, e ainda parcelamos o seu curso em até 12 vezes!

A CONNECT STUDY É UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM INTERCÂMBIO PARA TODO MUNDO, 

E OFERECE CONSULTORIA DE VISTOS E IMIGRAÇÃO PARA O CANADÁ

A CONNECT STUDY OFERECE CONSULTORIA EDUCACIONAL 100% GRATUITA 

Telefone e WhatsApps: 

Canadá: +1 (604) 375-8159  / Brasil: +55 (16) 98126-0300

Preencha o nosso formulário aqui! 

Ou nos envie um e-mail: atendimento@connectstudy.com.br

Juntos, estamos vencendo essa batalha! ????

CONNECT-SE CONOSCO NAS MÍDIAS SOCIAIS: 

INSTAGRAM

FACEBOOK 

Compartilhe: