Dicas Para Estudar Outro Idioma Sozinho

Dicas Para Estudar Outro Idioma Sozinho

Começar a estudar um idioma novo nunca é uma tarefa fácil, né? E mesmo fazendo intercâmbio em outro país onde se tem mais contato com a língua nativa local, ainda é preciso dispor de tempo para se estudar sozinho, buscando materiais extras e montando sua própria rotina de estudos. Parece difícil, mas calma, já vamos explicar tudinho.

Atualmente existem muitas formas e mecanismos de estudo que contribuem de forma positiva para qualquer estudante de idiomas em qualquer canto do globo. A tecnologia permitiu a todos esse acesso a inúmeros conteúdos e informações. Hoje só aprende quem não quer, não é mesmo? A quantidade de cursos gratuitos disponíveis em vários Apps e canais com aulas no Youtube são inúmeros.

E geralmente são conteúdos recheados de macetes de viagem, dicas idiomáticas, informações relevantes, etc. Tudo isso para facilitar o estudo do idioma, especialmente para quem pensa ou já mora fora, e que mantém uma rotina de estudar sozinho. Outros materiais que facilitam os estudos são filmes e seriados no idioma que está estudando, e de preferência, sem legenda. Muito prático e divertido de se aprender. Sem contar que há também jornais, sites com matérias e blogs, rádios, música, etc.

Essas tecnologias facilitam o aprendizado e permitem a autonomia do estudante de idioma. Mas mesmo com tantas informações e mecanismos de estudo disponível, torna-se importante definir um roteiro de estudo. Bora fazer um?

Dicas de estudo

Antes de tudo, é necessário primeiro definir seu objetivo em aprender um novo idioma. Você quer aprender para fazer um intercâmbio? Quer aprender para acrescentar no currículo? Ou apenas por curiosidade porque gosta do idioma? Defina seu objetivo e deixe isso bem claro. Será isso que vai pautar seus estudos.

Agora vamos ao roteiro.

Após definido seus objetivos para aprender o novo idioma, certifique do período que irá reservar para aprender. Quantos dias da semana? Quantas horas? Quanto tempo? Em que local? Caso você já esteja morando fora, isso se torna muito mais fácil, já que o contato com o idioma é constante. É interessante criar o hábito para dificultar que você pule qualquer etapa importante.

Em relação à organização, é preciso definir um escopo sobre o que será estudado. Dilua os assuntos por tópicos, temas, monte o “esqueleto” do seu material, suas anotações, categorize seus pensamentos.

1.Se mantenha nas etapas

Não pule etapas. Não adianta começar pelo mais difícil. Comece aos poucos e por partes. Comece pelo alfabeto, a pronúncia correta das letras, as formações silábicas e as palavras básicas de uma conversação. Existem vários vídeos no YouTube falando sobre o básico. Isso com certeza vai facilitar o seu estudo, mesmo que seja apenas para dar um start.

2. Treine seu Listening

Desde o início já tenha o hábito de assistir a canais de TV online, noticiários, escutar rádios. Por mais que não entenda nada, depois que for aprender já vai conseguir fazer a associação. Até as palavras que escuta pode ajudar você depois que aprender a pronunciar melhor.

3. Devore livros

Sabemos que não são todos que têm o hábito de ler. No entanto, a leitura é indispensável em qualquer situação, especialmente se estamos falando sobre aprender uma nova língua, pois o contato constante com a gramática é extremamente importante. Um bom livro de gramática que você possa consultar eventuais dúvidas é indispensável na bolsa de todo bom viajante, mas não se prenda nisso: qualquer tipo de livro em outro idioma já ajuda, seja um romance ou um artigo acadêmico.

4.Traduza suas músicas favoritas

É um exercício sempre útil, pois dessa forma você consegue fazer uma auto análise de onde você está errando e quais são seus acertos. Não se sinta mal em errar. É assim mesmo. Isso ajuda a gravar mais palavras e facilitar o processo de associação e tradução.

5. Acompanhe canais no YouTube

Os vídeos e canais sobre idiomas no YouTube são uma ótima ferramenta de estudo. Existem hoje diversos vídeos que ensinam muito bem, além de darem dicas riquíssimas. Mas cuide para não despertar a sua atenção com outros vídeos, ein!

6.Monte uma lista de vocabulários

Liste, escreva, sublinhe, decore. Tenha sempre uma lista perto com as principais palavras do vocabulário do idioma que está estudando. Principalmente as palavrinhas que você tem dúvidas ou esquece.

7. Aplicativos

Os Apps são ótimas ferramentas de estudo. Vá testando vários aplicativos e fique com aquele que melhor se encaixa para o seu perfil de estudo. Lembre-se, foco e dedicação são muito importantes.

8.Fale diariamente

Depois de ter aprendido o básico, é hora de sair por aí falando. Fale mesmo, sem medo de errar. Escute o que está falando. Tente montar suas próprias sentenças. Isso ajuda principalmente se o seu foco é fazer um intercâmbio, viajar ou morar fora.

Em resumo, a melhor forma para se tornar fluente num idioma, é praticar, praticar, praticar e praticar ainda mais. Pratique muito. Tente trazer para o seu dia a dia a língua que está aprendendo. Faça assimilações com filmes, músicas e acontecimentos do seu dia, monte sua fonte de referências idiomáticas e faça sua própria rotina de estudos.

E aí, curtiu o conteúdo? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e fique por dentro de todas nossas dicas e novidades.

Compartilhe: